Pesquisar

Estresse na gravidez: livre-se desse mal

publicidade

Por melhor que seja o conselho, ainda é comum encontrar mamães que só recorrem a médicos ou especialistas quando algum problema relacionado à gravidez já foi notado. Poucos se previnem antes que algo de ruim aconteça. O "check up" antes da concepção é tão importante quanto o pré-natal.

Um grande estudo realizado na Dinamarca indicou que as mulheres que tiveram grande período de estresse até seis meses antes de engravidar podem ter um parto prematuro. Isso poderia ser evitado caso houvesse ações preventivas na fase pré-natal.

Os pesquisadores dizem que os hormônios que regulam a ovulação (implantação do óvulo e formação da placenta) aumentam quando há eventos estressantes. Foi detectado alto nível desses hormônios nas placentas das mamães que tiveram seus filhos prematuramente.

O parto prematuro não está somente relacionado ao estresse antes da gravidez. Os estudiosos relatam que outros fatores desencadeantes de estresse podem ser fatores que levam a um parto prematuro. Citando alguns: tensão no trabalho, problemas financeiros ou desentendimentos com o parceiro antes da gravidez.

Portanto, uma consulta com o médico antes de engravidar é fundamental para preparar o organismo da mulher para receber o futuro bebê, evitando de maneira simples complicações sérias no futuro.

Risco – Eis algumas recomendações às futuras mamães para uma gravidez mais tranquila. Pare de fumar, beber ou usar drogas. Consuma ácido fólico três meses antes da concepção, importante para a prevenção de má-formação no feto. Melhore a qualidade da alimentação (troque salgadinhos por frutas).

Cuide de pequenas infecções, como urinária e genital, que se tornam um risco à gravidez.

As mulheres devem lembrar sempre que a gravidez é a formação de novo serzinho dentro da suas barrigas e todo cuidado é pouco para o seu bem estar. Agora a saúde não é mais só dela e, sim, dos dois.

Pense no melhor momento para engravidar, não é no meio de uma crise com seu marido ou quando estão exigindo muito de você no seu trabalho que é hora de um bebê. Quando estiver tudo tranqüilo é hora de pensar no seu futuro bebê.

Dicas

Se deseja engravidar, procure um médico para fazer os exames antes da concepção.

Não entre em pânico se engravidou sem querer e não fez um "check up" antes. Um bom pré-natal será a melhor maneira de verificar se está tudo bem com você e seu bebê.

Hoje em dia todos nós passamos por períodos de estresse. Não se preocupe se já estiver grávida ou nos preparativos. Continue com os acompanhamentos médicos.

Mulher grávida cansada e aparentemente estressada - foto: Edyta Pawlowska/ShutterStock.com

publicidade
publicidade