Cuidando dos dentinhos

Estimulando a escovação

Para que a criança se interesse pelo cuidado com a higiene bucal, o que é absolutamente importante, o momento de escovar o dente deve torna-se interessante, e não mais uma chata obrigação. E para isso, o que vale é a paciência dos pais, aliada às instruções dos odontopediatras.

Em primeiro lugar, os pequenos precisam entender porque é tão importante manter a boca limpinha. Conversas e até livros infantis que tratam do assunto podem ajudar a despertar o interesse da criança.

Outro ponto importante é ensinar a criança a escovar os próprios dentes e elogiar o seu desempenho sempre que ela mostrar esforço para fazer o melhor.

A Dra. Silvia Chedid, consultora da Associação Brasileira de Odontologia, estimula os pais a fazerem sua higiene bucal na frente da criança para que ela entenda que este é um procedimento comum e procure aprender imitando. “Normalmente, quando um menino o pai fazendo a barba na sua frente ele se sente interessado em fazer o mesmo. O estímulo à escovação acontece da mesma forma”, garante a doutora.

 

Paula R. F. Dabus

Pesquise aqui
Depoimento