Pesquisar

É importante usar fio dental, sim!

Recomenda-se o uso de fio dental somado à escovação com creme dental fluoretado

publicidade

Recentemente, o manual que define políticas de saúde nos Estados Unidos (Dietary Guidelines for Americans) excluiu a recomendação do uso de fio dental, justificando não haver estudos que comprovem sua eficácia. Na opinião da odontopediatra Helenice Biancalana, diretora da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), colocar em xeque a eficácia do uso do fio dental da forma como foi amplamente divulgado traz mais um desserviço do que propriamente um esclarecimento à população. 

“Há quase dez anos existe um consenso de que é o cirurgião-dentista, que é o profissional que conhece de perto a configuração bucal de cada pessoa, bem como suas necessidades em termos de higiene, quem deve definir caso a caso se o uso do fio ou fita dental contribuirá para que o paciente evite, por exemplo, doenças gengivais. Ainda que diversos estudos científicos não apontem a efetividade do uso diário de fio dental, bani-lo da rotina de higienização dos dentes pode comprometer a saúde bucal do brasileiro, que já é tão precária”, destaca a especialista.

criança-usando-fio-dental-foto: Gorilla - AdobeStock.com

Na opinião da odontopediatra, a conduta mais apropriada diante de um impasse dessa relevância seria empreender um estudo bastante minucioso e longo, com uma larga amostragem, sobre os efeitos de se usar ou não o fio dental. Entretanto, a viabilidade desse tipo de empreendimento parece ter poucas chances. “Nenhum comitê de ética sério autorizaria estudos para grupos sem uso de fio dental, sob risco de expor os pacientes ao desenvolvimento da doença gengival, sem mencionar custos e logísticas complexas necessários para esse tipo de pesquisa. Sendo assim, o padrão e protocolo de higiene bucal inclui o uso de fio dental, mesmo com baixo nível de evidência científica”. 

De acordo com Helenice, o Brasil está alinhado com a recomendação da maioria das entidades nacionais e internacionais – incluindo a American Dental Association – e mantém a recomendação do uso de fio dental somado à escovação com creme dental fluoretado e visitas regulares ao dentista.

publicidade
publicidade