Pesquisar

Dra. Vera Fehér Brand

Dra. Vera Fehér Brand - Colunista do Guia do Bebê

A Dra. Vera Beatriz Fehér Brand dirige o Pro-Seed, Banco de Sêmen que fornece amostras de sêmen para clínicas de fertilização assistida de todo o Brasil com a experiência de quem já ajudou a gerar mais de 1.200 novas vidas.

Formada em Veterinária pela USP, teve seu primeiro contato com o segmento de inseminação artificial através de um estágio em um banco de sêmen animal na fazenda Lagoa da Serra, em Sertãozinho, no interior de São Paulo. Mais tarde, a convite do urologista Sidney Glina, coordenou a implantação de um Banco de Tecidos (sêmen, ossos, medula e córnea) dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo em 1988.

A equipe de médicos responsáveis pela Unidade de Reprodução Humana do Hospital convidou Vera para organizar e coordenar o projeto que seria implantado em 1990. O Banco de Sêmen do Hospital Albert Einstein, primeiramente voltado para o uso terapêutico, tinha a função de armazenar amostras de sêmen de pacientes, de diversos hospitais, que passavam por tratamentos que poderiam levar à perda da fertilidade. Em 1992, após estágio em Banco de Sêmen na Espanha, o Banco de Sêmen começou a receber as primeiras doações de sêmen de doadores anônimos para uso em clínicas de fertilização assistida.

Vera, então, participou da implantação e atualização do laboratório de Fertilização “in vitro” até o ano de 2003, quando passou a cuidar exclusivamente do Banco de Sêmen do Hospital Albert Einstein.

Por 18 anos, esteve à frente do Banco de Sêmen do Einstein até que este foi desativado em prol de obtenção de maiores vagas para leitos de acordo com a nova proposta de serviço do hospital à população. Vera, então, organizou um Banco de Sêmen independente que hoje exerce papel fundamental para um volume cada vez maior de casais que querem ter filhos e lidam com a infertilidade do marido e também mulheres que buscam a produção independente.

Diariamente, lida com a captação de doadores, a análise rigorosa e o armazenamento das amostras de sêmen que, posteriormente, serão catalogadas anonimamente, destacando somente características físicas de seus doadores, segundo a legislação brasileira. Ela mesma entrevista os voluntários e lhes entrega um relatório de fertilidade, composto por espermograma completo, triagem clínica e exames de sorologia, estes realizados em laboratórios externos.

Além disso, também oferece através de médicos e hospitais o serviço de banco de sêmen terapêutico de armazenamento de amostras de sêmen, seja para pacientes pré tratamentos que podem levar à infertilidade (como quimioterapia ou radioterapia), para profissionais que exercem atividades de risco, como muitos atletas, ou homens que irão passar por vasectomia, e cirurgias de próstata, e desejam preservar a fertilidade para o futuro.

- Acumula várias publicações científicas em revistas internacionais e nacionais.
- Ministrou aulas na disciplina de Reprodução Humana no curso de pós graduação em neo-natologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
- É autora de 3 capítulos de livros sobre criopreservação de sêmen.
- Participou na coordenação de ensaio clínico realizado no Hospital Israelita Albert Einstein:
Título: “Estudo Multicêntrico Randomizado, Grupo Comparativo, duplo-cego, para investigar a influência da idade sobre a eficácia de um regime de tratamento com dose diária fixa de 150UI ou 250UI de Puregon, em pacientewws inférteis com supressão hipofisária e idades entre 30 e 39 anos, submetida a hiperestimulação ovariana controlada”.
- Participou de Congressos de Reprodução Humana no Brasil e nos Estados Unidos, como palestrante e congressista.

Pro-Seed
Rua Peixoto Gomide, 515 – Térreo
Jardim Paulista – São Paulo/SP
Tels.: 3171-1196/3362-5253
Site: www.pro-seed.com.br
Email: verabrand@pro-seed.com.br

Publicou no Guia do Bebê