Bebê até 1 ano

Doutor, o meu filho tem Fimose?

Uma das mais freqüentes perguntas no consultório pediátrico, quando o paciente é do sexo masculino é: "Dr. o meu filho tem Fimose ?".

Esta pequena monografia tem o propósito de tentar esclarecer alguns pontos.

Como definição, "Fimose é a incapacidade de exposição da Glande do pênis, pela presença de um anel fibroso em alguma parte do Prepúcio".(Glande; vulgarmente conhecida como "Cabeça", ou "Ponta" do pênis. Prepúcio; excesso de pele na ponta do pênis.)

Diz-se Fimose Falsa ou Fisiológica, quando não há um anel, e sim um ACOLAMENTO, do Prepúcio à Glande. Este acolamento que é o motivo, dos famosos exercícios para evitar a cirurgia.

O grande problema dos exercícios são quando feitos de maneira incorreta. A medida que se puxa o Prepúcio para baixo, forçando o anel para tentar expor a Glande, incorremos num esgarçamento da pele, normalmente com pequeno sangramento local. Principalmente se isso for feito de maneira demasiadamente forte. Com a cicatrização do local esgarçado, a pele normal é substituída por pele cicatricial, menos elástica, levando assim ao aparecimento de um anel fibrótico. Ou seja, se não havia anel, agora criamos um.

A Correção Cirúrgica

É chamada de Postectomia, ou com uma conotação mais religiosa, Circuncisão. Consiste basicamente na retirada deste anel fibroso, com intuito de facilitar a higiene, prevenir o câncer, melhorar o desempenho sexual, entre outros. Após 5 a 7 dias, a incisão esta completamente cicatrizada, e os pontos começam a "cair". Após 10 dias a criança pode voltar à todas as atividades normalmente.

Veja agora uma ilustração sobre o que falamos, para melhor entendimento.


 


Dr. Carlos Patara - CRM/SP 60.871
Pediatra - Homeopata

Pesquise aqui
Depoimento