Dente mole: o que fazer?

Dente Mole

Por volta dos sete anos de idade os primeiros dentinhos da criança começam a cair e começa a fase das “janelinhas”. Isso acontece porque os dentes permanentes absorvem o cálcio existente nas raízes do dente de leite. E quando esses dentinhos perdem sua raiz, ficam moles e caem.

As crianças, impacientes por natureza, e muitas vezes incentivados pelos pais, acabam querendo arrancar o dente assim que ele começa a amolecer. Porém, o natural é deixar ele ficar bem mole até cair sozinho. Para os mais apressadinhos, a Dra. Silvia Chedid recomenda dar uma "mãozinha". “Qualquer método é válido dependendo da colaboração da criança”.

Caso o dente esteja difícil de cair naturalmente o dentista deve ser procurado para fazer a correta remoção, pois se este dente permanecer mais tempo que o necessário pode atrapalhar a erupção do permanente e causar problemas ortodônticos.

Se sair muito sangue na hora que o dente cair, basta estancar o sangramento comprimindo a área com gaze ou algodão molhado com água fria.

 

Paula R. F. Dabus

Pesquise aqui
 
Depoimento