Dengue na gestação

A gestante deve ter atenção redobrada em relação a dengue pois em alguns casos seu bebê já pode nascer contaminado.

Infelizmente, a dengue ainda é um grande problema no Brasil e com o verão chega a ameaça de uma nova epidemia. Se a dengue representa um perigo para a população, para as grávidas a situação é ainda pior. Isso porque nesse período a mulher fica naturalmente com a imunidade mais baixa e as complicações da doença podem ser bastante graves.

Se a contração do vírus acontecer no inicio da gravidez há chances de ocorrer um aborto. Quando a contaminação é no meio da gestação, a dengue não é transmitida para o feto nem compromete seu desenvolvimento, mas pode provocar um parto prematuro. Também há chances de complicações para a mãe e os cuidados devem ser redobrados para evitar hemorragias, problemas no fígado e convulsões.

Se a gestante contrair dengue nos últimos dias da gestação, pode ocorrer a transmissão vertical, quando a doença passa da mãe para o bebê através da placenta. Nesse caso, o recém-nascido nasce com dengue e deve ser tratado.

Por isso, a prevenção da doença durante a gravidez é muito importante. Como não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação, a solução é evitar a proliferação do mosquito evitando deixar água parada em locais perto de casa e do trabalho. Também ajuda usar repelentes, mosqueteiros, telas de proteção em portas e janelas e roupas que protejam o corpo, como calça, meia e mangas compridas.

Os sintomas da doença são febre alta acompanhada de dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Em caso de suspeita de dengue, a gestante deve procurar imediatamente um médico para realizar exames laboratoriais, que confirmam a presença do vírus, e evitar a automedicação.

A princípio o tratamento da gestante é o mesmo usado para qualquer paciente: bastante repouso e ingestão de muito liquido para se hidratar. O médico poderá prescrever algum medicamento antitérmico quando necessário. É importante lembrar que não se pode usar medicamentos a base de ácido acetil salicílico, pois eles podem provocar sangramentos.

Paula R. F. Dabus

Comentários

Liny

Olá mamães... Nós gestantes não podemos usar qualquer repelente não...
Segue aí uma receitinha fácil para nos proteger...

Ingredientes:
15 cravos da índia
200ml de álcool de cereais (compra em farmácias)
300ml de óleo johnson
Mode de preparo:
Deixe o cravo descansar no álcool de cereais por 2 dias. Acrescente o óleo Johnson, agite bem e passe no corpo.

Beijos!

Liviaresende

Será que podemos usar todos os tipos de repelente ?

Anniefmartins

Oi pessoal, estou de 7 semanas e contraí a dengue, estou apavorada e com muito medo de perder o meu bebê. Moro em São José do Rio Preto, aqui a situação está crítica. Meu medo é de pegar futuramente, mas com a graça de Deus vamos passar por tudo bem.

Dani

Alguém sabe se há restrição ao uso de repelente durante a gravidez?

Edmara

to com muito medo de pegar dengue , pois em minha cidade tem um surto de dengue , e perto de minha casa varias pessoas tiveram , faço minha parte mas se o vizinho não fizer corro risco e pedir a deus proteção...

Vania

Eu tive! no 7 mês, tive varias outras complicações em consequência da dengue, passei por vários dias internada, e minha filha nasceu num parto de prematuro, ficou na UTI por 15 dias mas graças a Deus no fim deu tudo certo. Hoje esta com 3 anos, muito esperta.

LELA

Eu tive! Graças a Deus, José Inácio não sofreu nada. Estamos bem

Samy

Eu creio que todas nos gestantes temos este medo, mais neste caso a prevenção é tudo, é vigiar constantemente.

Aline Berto

eu tive dengue na gestação, estava de 8 semanas, devido a isto tive uma gestação complicadíssima e problemas no parto, vcs não tem idéia da gravidade que é a dengue, hoje eu sei que sou uma sobrevivente, pq descobri dia 01/05/2012 e agora 26/02/2013 descobri novamente q estava com dengue, posso dizer com toda certeza que por 2 vezes quase morri, os médicos ñ conhecem os sintomas, tem q ter sorte!!

Deia

Que medo!! de contrair uma dengue..
Estou grávida de gêmeos e 4 meses, tenho medo de pegar uma dengue.

Pesquise aqui
 
 
Depoimento