Crianças de 3 a 6 anos

Flúor para crianças de 3 a 6 anos

Cada criança tem um ritmo diferente para se desenvolver. Porém, é normalmente por volta dos 3 ou 4 anos de idade que a criança adquire a coordenação para cuspir. Nessa fase, ela já não corre tanto risco de engolir a pasta de dente durante a escovação e, portanto, pode começar a usar produtos com flúor.

Ainda assim, a criança precisa ser supervisionada por um adulto na hora da escovação, já que os pequenos muitas vezes se sentem atraídos pelo sabor da pasta infantil e podem engoli-la propositalmente.

As crianças precisam fazer uma visita ao dentista a cada 6 meses para que este avalie a necessidade da aplicação de flúor no consultório. “Há casos em que só o flúor presente na pasta de dente usada todos os dias já é suficiente para prevenir a cárie”, diz Dra. Christiana Murakami.

Dependendo dos hábitos de higiene e da alimentação da criança, a aplicação de flúor deve ser reforçada por um profissional para combater as cáries. “Nesta idade já se pode aplicar o flúor na forma de gel ou de mousse, mas sempre com a criança na posição vertical e com o sugador na boca para não engolir”.

Paula R. F. Dabus

Pesquise aqui
 
 
Depoimento