Pesquisar

Construindo e reforçando a responsabilidade

publicidade

A hora do dever de casa é, sem dúvida, um dos momentos mais chatos para a maioria das crianças. Muitas choram, se recusam a fazer e dizem que não sabem a lição. E, quando os pais tentam ajudar, eles ainda reclamam que a mãe está explicando de um jeito diferente da professora.

Por outro lado, também há crianças que se tornam excessivamente ansiosas e preocupadas em fazer exatamente como a professora pediu, ou então, em mobilizar a família inteira em suas pesquisas e trabalhos.

Muitas coisas podem atrapalhar os deveres de casa como, por exemplo, a televisão, o vídeo-game ou atividades paralelas em excesso. Se os pais ajudam a limitar outras atividades com medidas razoáveis as crianças conseguem se organizar melhor e não correm o risco de prejudicar as tarefas escolares.

O objetivo do dever de casa é ensinar a criança a trabalhar por conta própria. Os pais não devem perguntar se ela tem dever de casa e nem oferecer ajuda sem que a criança solicite. Os pequenos aprendem a lição de ser responsável por suas tarefas escolares apenas através da experiência pessoal.

Se a criança estiver com um desempenho ruim na escola, restrinja ao máximo todo o tempo de televisão e vídeo-game durante a semana. Explique a seu filho que esses privilégios lhe serão devolvidos após o boletim semanal da professora para confirmar que ele entregou todos os deveres de casa e que as notas estão melhorando. A criança precisa entender que os pais estão fazendo isto para ajudá-lo a organizar melhor o seu tempo.

Juliana Zannin, que está cursando a segunda série do ensino fundamental, conta que não tem muitas dificuldades com a lição de casa, mas não gosta de ter de fazê-la todos os dias. “Adoro a minha professora, mas não gosto quando ela passa lição pra casa todo dia, pois não dá tempo de brincar”. A mãe de Juliana diz que ela é bastante estudiosa, porém não gosta muito de fazer os deveres de casa. “Tenho que ficar perguntando todo dia a ela se a professora passou lição para casa. Se eu não perguntar, ela não fala, às vezes deixa de fazer para brincar ou por outro motivo”, conta a mãe.

Uma excelente dica para os pais é ensinar a criança a fazer as tarefas mais difíceis primeiro. Reserve as fáceis para quando ela já estiver cansada. Resolva os pontos mais importantes em primeiro lugar. Se o tempo passar rápido, todas as prioridades vão estar concluídas. Faça o que é mais necessário primeiro e termine os itens opcionais depois, mesmo que eles sejam mais agradáveis.

É imprescindível que os pais reconheçam a importância dessa atividade e tenham paciência para ajudar a criança. Para suavizar esse momento, que pode se tornar prazeroso ao invés de negativo, jamais tome para si a responsabilidade de fazer as tarefas das crianças. Deixe que ele desenvolva sozinho seu dever de casa e tente ajudar somente quando ele pedir!

publicidade
publicidade