Pesquisar

Como organizar uma festinha em casa

Muitas são as tarefas para organizar ma festinha caseira. Do convite à lembrancinha são muitos detalhes. Resolvemos então dar algumas dicas para sair tudo como você sonhou.

publicidade

Defina o tema com pelo menos 60 dias de antecedência, para dar tempo de encontrar tudo o que precisa e personalizar aqueles mimos que ficam lindos na mesa.

Os melhores dias são finais de semana quando todo mundo está em casa e tem tempo de se arrumar. Prefira o sábado final da tarde, entre 14h00 e 16h00, pois à noite as crianças estão cansadas, irritadas e os pais querem descansar. Aos domingos o ideal é o horário de almoço. Se quiser economizar com um buffet, alguns oferecem festas escolares para até 30 crianças, procure um local próximo da escola e faça em um horário bem perto da saída escolar, neste caso os pais podem buscar os filhos após o término da festa.

Estabeleça no convite horário de começo e término, se for o caso coloque o RSVP com telefone e e-mail para confirmação. O convite impresso deve ser entregue com no mínimo 15 dias de antecedência para não perderem, mas você pode optar pelo digital e reafirmar a data.

Festa de aniversário em casa com crianças sentadas à mesa - foto: Monkey Business Images/ShutterStock.com

Temas de Festas de 1 ano para meninas: bailarina, chapéuzinho vermelho, circo rosa, piquenique, borboleta, jardim, abelhinha, fazendinha, fadas, confeitaria, ursinha, joaninha e etc.

Festas de 1 ano para meninos: circo, cavalinho de pau, 3 porquinhos, fazendinha, marinheiro, brinquedos vintage, fundo do mar e peixinhos, príncipe, meios de transportes, etc.

Crianças maiores costumam escolher os temas que mais gostam, não limite a mesa com os personagens neste caso, use as cores para brincar com sua decoração.

A frase "mais bonito que uma festa maravilhosa, é uma festa que cabe no seu bolso" ainda é válida. Por isso planejar o quanto quer gastar antes mesmo de contratar é uma ótima ideia. Com um bom planejamento sua festa além de linda não vai te dar dores de cabeça posteriores.

Contratar uma empresa para assessorar pode ser uma ótima escolha, além de possuírem todos os fornecedores bacanas e de confiança no mercado, ainda conseguem um bom desconto devido as parcerias. Uma assessoria parcial pode ajudar na seleção de fornecedores e obtenção de orçamentos, normalmente até 3 orçamentos de acordo com o que foi definido pelo cliente.

Se você for contratar as empresas pesquise antes, use canais de reclamações e redes sociais. Não escolha somente pelo preço, muitas vezes o barato realmente sai caro. Vale também pedir uma pequena degustação dos produtos.

Não faça economia com comida e bebidas. A mesa pode estar linda, mas se faltar um desses itens sua festa será um desastre, e sua mesa perderá toda beleza investida.

Faça um check-list com nome, telefone e tudo que for necessário para não ter problemas, estabeleça os prazos de entrega e horários.

Bebidas alcoólicas fica a critério de cada um. Prefira garrafas à latas, fica mais econômico pois são servidas em copos enquanto as latas esquentam e a perda chega a ser 20% em cada uma.

Lixeiras devem ser colocadas em todos os lugares, se for o caso contrate uma pessoa para cuidar da limpeza de banheiros e salão. Se não, nomeie alguém da família para ajudá-la. Deixe sacos de lixos guardados para troca, papel higiênico para os banheiros, produtos de limpeza, balde, panos, vassouras e rodo.

Lembre-se do trocador.É simpático deixar um kit com fralda, creme e lenço para que seu convidado não precise sair da festa ou ficar pedindo para outras mães.

Faça um espacinho convidativo para as crianças brincarem, com cercadinho, mesinha, desenhos para pintar, colorir e massinha. Não isole o local, lembre-se que a mamãe também quer fazer parte da comemoração. Se contratar brinquedos veja se poderá chover no espaço reservado. Monitores são legais se você tiver mais de 5 crianças acima de 4 anos para entreter.

Procure músicas que sejam agradáveis para todos os convidados, passar o dia ouvindo galinha pintadinha só porque este é o tema da sua festa pode ser uma chatice, músicas de acordo com a faixa etária dos adultos são as ideais.

Conte uma lembrancinha por criança, e compre 20% a mais no caso de algum irmãozinho comparecer junto com o coleguinha da classe.

Para adultos geralmente contamos 1 lembrancinha por família. Compre 10% a mais.

Os personalizados contamos 2. Lembre-se a criança pode nem ligar se não pegar um, mas a mamãe se chateia.

Docinhos geralmente são 6 por convidados e pode variar entre brigadeiros e demais docinhos que seu fornecedor oferecer. Hoje há uma grande variação. Se conseguir comprar o bolo e doces no mesmo fornecedor será melhor, você economiza no frete.

A quantidade de bolo deve ser 100 gramas por pessoa, mesmo que o papai não coma, melhor que sobre um pouco do que faltar. O cupcake vale como um pedaço de bolo também.

Os salgados são 10 por adultos e 5 por criança, alguns lanchinhos como cachorro quente, carne desfiada no pão, e lanchinhos naturais são ideias para a garotada. Você também pode fazer frutas no palito, gelatinas e doces caseiros como maria mole.

Bom, organizar uma festa não é uma tarefa fácil, exige tempo, organização e paciência, mas se for feita com muita antecedência poderá ser um momento da família curtirem juntos essa etapa da vida do seu filho. Ele vai amar!

Boa sorte e boa festa!

Um beijo.

publicidade
publicidade