Pesquisar

Colecionar pode ajudar no desenvolvimento da criança

Apesar de antigo ainda desperta o interesse de algumas crianças e pode ajudá-las em vários aspectos

publicidade

Figurinhas, tampinhas, latinhas de refrigerante, selos e cartões postais. Lembra quando você colecionada tudo isso? A sua mãe certamente ficava brava quando você entulhava o quarto com objetos que saiam das ruas. Mas, este hábito pode ser uma maneira divertida para educar e despertar o interesse de seu filho para outras áreas. Por que não?

Juntando itens para a coleção, novos conhecimentos surgem na vida da criança. Se ela gosta dos gibis da turma da Mônica, mesmo ainda não conseguindo ler o que está nos balõezinhos, há o interesse para as figuras e o despertar da leitura. Sendo assim, você pode ler o enredo e o pequeno ficará atento às imagens. 

Cartões com as raças dos cães também são interessantes. Ela vai ficar fascinada com tantas raças que existem. Além disso, ficará ciente de que um animal tão grande, não pode viver em um apartamento pequenininho, certo?

Criança brincando com sua coleção de animais de brinquedo - Foto: auremar/Shutterstock.com

Geralmente, o interesse parte quando surgem as figurinhas dos desenhos preferidos ou as da boneca mais popular. O fascínio em disputar a atenção do colega pelo material que possui é a grande brincadeira. Além de jogarem o tradicional “bafo”, dá uma satisfação enorme ver o álbum completo, com todas as figurinhas. 

O senso de organização também é trabalhado. A criança tomará conta do seu material se você orientar para que sempre os guarde nos locais certos. 

Infelizmente, a popularização da internet tem feito com que antigos hábitos se percam. A criança precisa estar apta à tecnologia vigente, mas alguns costumes são tão divertidos que não há joguinho eletrônico que substitua. Ofereça esta nova possibilidade para o filhote. Veja o que desperta o interesse em seu filho e boa coleção!

publicidade
publicidade