Pesquisar

Casal unido, casal feliz

publicidade

Infertilidade: casal unido, casal feliz

A dificuldade para gerar um bebê assusta a maioria dos casais. No entanto, a união entre eles é fundamental para se ter sucesso.

A infertilidade masculina ainda é vista como um preconceito pela maioria dos homens. Admitir a possibilidade de não ter filhos atinge a auto-estima de muitos que costumam associar a sua fertilidade com a masculinidade. “Em média, 20% dos casais enfrentam dificuldades para engravidar. Cerca de 40% desse número é relacionado ao sexo masculino”, esclarece o especialista em Reprodução Humana do Instituto Verhum, Dr. Vinícius Medina Lopes.

Não conseguir gerar filhos pode estar relacionado tanto a fatores masculinos quanto aos femininos. Problemas com a ovulação, como a síndrome dos ovários policísticos ou a má qualidade dos óvulos pela idade avançada e a obstrução das trompas, são as principais causas da infertilidade feminina. Já no homem uma série de fatores envolve a questão. Segundo Dr. Vinícius, um dos maiores problemas de infertilidade masculina é a oligozoospermia, que é a diminuição na quantidade de espermatozóides ejaculada.

Essa situação pode ter um fator genético, infeccioso, ou até mesmo por estresse. “Tudo isso está ligado a questões hormonais, doenças infecciosas como a caxumba, varicocele (dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos), ou anatômicas, como a criptorquidia, que acontece quando o testículo fica preso a parece abdominal e não desce para a bolsa escrotal”, explica.

Tratamento: Só o especialista, após a constatação da causa, é que poderá orientar o paciente para as diversas formas terapêuticas. “Tudo é baseado na correção dos problemas diagnosticados na pesquisa de fertilidade. Dessa maneira é importante o tratamento dos problemas encontrados no casal”, informa Dr. Jean Pierre B. Brasileiro, também especialista em Reprodução Humana, e completa: “às vezes apenas uma orientação médica a respeito do costume e dos dias das relações sexuais pode ser suficiente para se obter a tão desejada gestação”.

publicidade
publicidade