Calçado fisiológico - Fisioflex Bibi

A calçados Bibi acaba de lançar o primeiro calçado fisiológico do Brasil

Estudo médico científico realizado pela Bibi determina o fisiológico como o novo conceito de calçado ideal para crianças.

A Calçados Bibi, de Parobé/RS reuniu um grupo de médicos especialistas em pediatria e ortopedia para o desenvolvimento de uma nova tecnologia, que tornasse o uso do calçado o mais próximo do estar descalço. O resultado deste trabalho é o lançamento da tecnologia Fisioflex Bibi, que originou o primeiro calçado fisiológico do país, que agrega o conceito ideal recomendado pelos médicos para um desenvolvimento saudável dos pés das crianças.

Segundo Dr Egon Henning, médico ortopedista, membro emérito da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e membro correspondente da American Orthopaedic Foot and Ankle Society, fisiológico é todo o movimento natural do organismo como respirar, amamentar e crescer. O calçado fisiológico é portanto aquele que não interfere no desenvolvimento natural dos pés, proporcionando o contato com todos os estímulos externos da natureza, provocando a sensação do andar descalço e com toda a proteção que os pés precisam.

Com base nestas características o estudo realizado pela Bibi apontou critérios, materiais e tecnologias para a confecção de diversas partes do calçado fisiológico, nascendo assim a tecnologia Fisioflex Bibi, que garante às crianças a sensação natural como se estivesse descalça.

Para Luiz Antônio Chaves Carvalho, mestre em ortopedia e traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e que também participou dos estudos, o pé não é rígido como se pensava antigamente. Ele se adapta, se modifica. Por isso o seu desenvolvimento saudável exige liberdade e características especiais em cada fase da infância. Carvalho afirma também que nos primeiros dois anos de vida por exemplo, a sensibilidade dos pés tem mais importância do que a das mãos, já que o contato inicial da criança com o mundo se faz através dos pés, primeiramente colocando-o na boca e ao final desta fase em contato direto com o solo, firmando a marcha.

Além do Dr Carvalho e Dr Henning, participaram do projeto para o desenvolvimento do calçado fisiológico o Dr Helevom Guimarães de Oliveira Rosa, médico especialista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Dr Renato Fagondes, médico especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Os estudos realizados pelos médicos junto a Bibi para o desenvolvimento do calçado fisiológico duraram cerca de seis meses e agregam
décadas de testes e pesquisas realizados pela empresa na direção deste resultado.

Fonte: Dr carvalho: 51 99716939 e 51 33467866.

e-mail: cfmed@terra.com.br

Estímulo

Palmilha Fisioflex Bibi em couro, com exclusivo sistema de absorção de impacto, transpiração e distribuição da pressão nos pontos de apoio dos pés. Assim a criança sente e adapta-se às irregularidades do solo, o que estimula o desenvolvimento saudável do pezinho.

Liberdade

Design moderno privilegia o conforto: nada de costuras que incomodam ou sobreposições de peças, além de ser fácil de calçar.

Proteção

Cabedal em couro macio que permite ao pé respirar.

Bem-estar

Forro em fibra de bambu naturalmente antibacteriano que mantém a temperatura ideal do pezinho.

Flexibilidade

Solado aderente, plano, leve, flexível, permitindo que o pezinho se movimente livremente.

 

TECNOLOGIA FISIOFLEX BIBI

A palmilha Fisioflex Bibi possui um sistema de absorção de impacto, transpiração e distribuição da pressão nos pontos de apoio do pé, o que torna o calçado o mais próximo possível do andar descalço. Ela contempla uma tecnologia desenvolvida exclusivamente pela Calçados Bibi em parceria com o grupo de médicos.

A palmilha Fisioflex Bibi é composta basicamente de duas camadas:

A primeira camada fica em contato com o pé, é em couro ou em material com tratamento antimicrobiano. A sua função é promover a transpiração e absorver a umidade gerada nos pés.

A segunda camada, feita de borracha termoplástica, contém o sistema de absorção de impacto e distribuição da pressão sofrida pelos pontos de apoio do pé (cabeça do metatarsos e osso calcâneo). A absorção do impacto pela distribuição do peso ocorre quando as ventosas espalhadas pela palmilha são deformadas pela pressão da pisada, amortecendo o peso de forma uniforme.

Neste momento ela absorve a umidade, que é eliminada pela primeira camada para dentro das ventosas, ficando longe do pé e voltando rapidamente à posição natural, logo após o alivio do peso. Isto acontece quando o pé é retirado do solo para formar o próximo passo.

O alivio da pressão dos pontos de apoio, acontece devido ao formato e distribuição das ventosas, que são flexíveis e acompanham todos os movimentos do pé.

 

Palmilha Fisioflex Bibi: Vista superior e vista lateral

Saliência das ventosas

Palmilha Fisioflex Bibi: Vista superior com simulação de retirada de absorção de umidade e transpiração.

       

Furo para transpiração e dessorção.

 Base das ventosas

 

 

Palmilha Fisioflex Bibi: Vista inferior

Palmilha Fisioflex Bibi: Vista parcial e aproximada da 2° camada.

 

Saliência das ventosas, que absorvem o impacto e distribuem a pressão nos pontos de apoio.

 

Palmilha Fisioflex Bibi: Vista parcial e aproximada da 2° camada, simulando a pressão do pé ao caminhar.

 

 

Diferenciais do Calçado Fisiológico em cada faixa de idade

Calçados até 2 anos - Estímulos/ Proteção/ Desenvolvimento

Os dois primeiros anos representam a fase mais importante para o DESENVOLVIMENTO dos pés das crianças. Primeiramente no auto conhecimento do corpo, quando leva os pés até a boca. Em seguida com a fase do engatinhar, e posteriormente postando-se de pé, do início dos primeiros passos até firmar a marcha. Os ESTÍMULOS gerados no conjunto de todas estas fases influenciam no DESENVOLVIMENTO dos pés. No entanto o calçado deve dar PROTEÇÃO do calor, da umidade e de machucados.

Por esta razão o calçado não pode impedir e nem interferir no movimento natural dos pés e nem no contato dele com o mundo externo. Seu solado deve permitir que o pé sinta e se adapte às irregularidades do solo para permitir os estímulos naturais. Ele deve ser altamente leve e flexível para permitir que o pé movimente-se nesta fase livremente sem nenhuma interjeição.

A fôrma deve ser ampla para acomodar os dedos sem apertar na largura e comprimento do pé. O contraforte deve ser com densidade especifica, proporcionando firmeza do calcanhar sem interferir na sua mobilidade.

Calçados de 2 a 4 anos - Flexibilidade/ Leveza/ Segurança

A partir dos dois anos as atenções se intensificam com a marcha, o caminhar. O calçado além de oferecer as características dos dois primeiros anos, deve apresentar mais FLEXIBILIDADE, LEVEZA e oferecer SEGURANÇA sem interferir as características fisiológicas. A partir desta idade as atividades se intensificam e a resistência do calçado se revela na PROTEÇÃO dos pés e ao evitar a derrapagem. O contraforte deve ser também com densidade específica e sempre sem interferir na mobilidade dos movimentos do pé.

Calçados de 4 à 12 anos - Anti-impacto/ Palmilha Fisioflex Bibi

A partir dos quatro anos a leve absorção de impacto se faz necessária, pois as atividades são muito intensas nesta fase da infância. A criança corre e pula muito em terrenos duros, muitas vezes de superfície reta e lisa. Nesta fase a absorção de impacto deve funcionar para proteger o pé como acontece naturalmente quando correm ou andam na terra, grama ou areia por exemplo.

Em cada uma destas fases a tecnologia Fisioflex Bibi atua de forma a alcançar as sensações e os estímulos mais próximos do andar descalço.

 

Calçado Fisioflex Bibi

O primeiro calçado fisiológico do Brasil, natural como andar descalço, do Ortopédico ao Fisiológico. Médicos indicam as evoluções nos estudos, desde o conceito Ortopédico, passando pelo Anatômico e culminando no Fisiológic.


Ortopédico

1970 - os calçados ortopédicos eram muito indicados pelos médicos como solução para a formação do arco da planta do pé.

Anatômico

1998 - Pioneira na produção de calçados infantis no Brasil a Calçados Bibi encomenda um minucioso estudo médico que resulta na descoberta de que o arco da planta do pé se forma naturalmente. A partir destas conclusões os estudos avançam para a definição de um padrão de fôrmas ideais para o desenvolvimento saudável do pé. Nasce então o Calçado Anatômico, com palmilha plana, criado e desenvolvido pela Bibi.

Fisiológico

2000 - A calçados Bibi é a primeira empresa a receber a certificação do "Programa de Regulamentação da Sociedade Brasileira de Pediatria", em abril de 2000.

2008 - Bibi lança a tecnologia Fisioflex Bibi, que originou o primeiro calçado fisiológico do Brasil.

 

Calçados Bibi 60 Anos

Endereço Matriz: RS 239, Km 28,4, no 3600 - Parobé, RS

Fone: 51. 3512.3344 / Fax: 51. 3512.3355

E.mail: bibi@bibi.com.br

Site: www.bibi.com.br

 

Pesquise aqui
 
Depoimento