Bebê em evidência

Festas para crianças de um a três anos têm presença de grande número de adultos, mas devem manter o bebê em evidência.

São muitas as conquistas que crianças de um a três anos têm pela frente. Falar, correr, pular, abandonar as fraldas. Até os três anos de idade, o ritmo de desenvolvimento da criança é extraordinário e seu aprendizado ocorre principalmente estimulado pela curiosidade. Claro que as atividades devem ocorrer no dia a dia da família, mas a comemoração de cada aniversário pode ser também momento de aquisição de experiências.

Como a brincadeira nessa fase é fundamental para aprimorar habilidades cerebrais, os cantinhos seguros – batizados de área baby - criados em buffets infantis para recepcionar o pequeno cliente reúnem brinquedos de encaixar, piscina de bolinhas, Kiddie Rider e favorecem as brincadeiras preferidas de bebês, como esconde-esconde, canto, dança e contação de histórias. Este também é um espaço que promove a convivência da criança com outras da mesma faixa etária e familiares.

Foto: Angélica Rodrigues / Infância & Festa

A partir dos dois e três anos, a criança já começa a entender as regras de convivência e a usar desenhos e rabiscos para expressar seus pensamentos. Nessa fase as oficinas orientadas por monitores representam uma atração imperdível. E assim, brincando, a criança aprende regras e valores para viver em comunidade.

De acordo com a Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância (Kit Família Brasileira Fortalecida, 2008), desde o primeiro aninho de vida, o bebê pode comer a mesma comida dos adultos – e gosta de segurar a colher e tentar comer por conta própria! Só que até os dois anos de idade é recomendável que a mãe continue a amamentar seu bebê e, por isso, um ambiente tranquilo é boa pedida, mesmo em dias de festa. Pensando nisso, buffets infantis investem em berçários cada vez mais completos, com cadeira especial para amamentação e longe do zunzum da comemoração.

“Escolhi um buffet que tivesse uma área com brinquedos para faixa etária da minha pequena, de um ano, com espaço para ela poder andar e não apenas com uma piscina de bolinhas”, lembra Talita Viana Carneiro Deroldo.

Área Baby acolchoada - Foto: Infância & FestaÁrea Baby acolchoadaFoto: Angélica Rodrigues / Infância & Festa

Ela e o marido Roberto Deroldo procuraram um buffet que atendesse a todos, inclusive crianças maiores, pois a aniversariante Julia tem um irmão, Vitor, de cinco anos. Apesar de ser aniversário de um ano, que costuma ter muitos adultos convidados, das 90 pessoas presentes na festa de Julia, cerca de 50 eram crianças.

As homenagens à caçula também estavam impressas no tema escolhido: Princesas Baby. Com mesa  e lembranças temáticas, a festa ganhou ares de conto de fadas. Um castelo – cenário da casa – recebeu príncipes e princesas. “Escolhemos esse tema porque ela é uma menina-princesinha, mas ainda bebê”, revela Talita.

Tema Princesa Baby - Foto: Infância & FestaTema Princesa BabyFoto: Angélica Rodrigues / Infância & Festa

Centros de mesa decorados com esculturas de balões com formato de flores e a fachada toda colorida nos tons de rosa, branco e azul emolduraram o espaço de 1500 metros quadrados repletos de brinquedos. A escolha do buffet por Talita se deu por vários motivos: proximidade com a residência da família e dos convidados; e atendimento e alimentação impecáveis.

A comemoração foi marcada para ocorrer no último sábado de março, às 19h30. No jantar foi servido estrogonofe de frango com batata palha, arroz e salada. Havia brinquedos para todos, como a mãe havia desejado.

A pequena Julia se divertiu explorando a minicidade com mercearia, padaria e casinha e a área baby, com brinquedos próprios para sua faixa etária. Nesse espaço, todo acolchoado, os pais aproveitaram para brincar com a filha e apresentar um universo de cores e formas. “Os brinquedos disponíveis para ela estimulam o desenvolvimento e possibilita a interação com outras crianças”, aprova Talita. Na área havia  um monitor o tempo todo auxiliando e cuidando dos pequenos.

Revista Infância & festa
Jornalista: Márcia Landsmann
Santa Ideia soluções em comunicação

Comentários
Teodoro

Eu vou fazer a festa da Berenice em Dezembro o tema é sobre a Minie estou tão empenhada nis preparativos e torcendo que corra tudo bem o primeiro aniversario e baptismo delavé só emoção, cada coisa fofa da Minie, estou tão babada.

Angélica

Preciso saber de qual buffet esta reportagem trata. Estou em vias de contratar a festa de 1 ano de minha filha, mas gostaria de ter a oportunidade de cotar esta empresa. O aniversário dela é em Setembro!
Agradeço a atenção!
Angélica

Elenas

Eu vou fazer o aniversário de Letícia em buffet especializado. Tem tudo, e eu só preciso me preocupar com foto e filmagem...

Fofa

Gostaria de saber qual o buffet, pois realmente não conheço nenhum assim, e achei bem interessante

Pesquise aqui
Depoimento