Pesquisar

Banho de balde para os bebês

O banho de balde pode acalmar o bebê recém-nascido e relaxá-lo a ponto de dormir no balde

publicidade

Muitos especialistas gostariam de saber o porquê dos bebês chorarem tanto quando tomam banho, já que os pequeninos até pouco tempo viviam em um ambiente aquático dentro do útero. O ambiente do útero é tranquilo, aquoso e escuro. Uma forma bem simples pode reproduzir um pouco daquela fase aconchegante do bebê dentro da barriga: o banho de balde.

No balde, a criança fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero da mamãe. Perninhas e bracinhos encolhidos, mas presos, diferente da banheira comum em que pernas e braços ficam soltos. A água permanece por mais tempo quentinha e o bebê pode ficar submerso do pescoço para baixo. Assim, o bebê fica mais tranquilo e até dorme durante o banho.

O banho de balde é indicado para bebês que acabaram de sair da maternidade. As mamães podem continuar com o banho de balde do seu bebê até quando desejarem ou até a idade que for confortável para mãe e bebê (e até quando ele couber).

bebê no banho de balde - foto-philip-lange - shutterstock.com

Que balde usar para dar banho no bebê?

Balde comum ou um específico para o banho de bebês. Alguns acham que o específico é só um apelo à marca. Outros especialistas dizem que o balde específico para o banho de bebês tem uma segurança maior, pois não possuem fiapos de plásticos e vincos que podem cortar a pele do bebê, além disso possuem um melhor centro de gravidade que melhora a estabilidade do balde, evitando o tombamento e até o seu deslizamento no chão. Outro fator é que um balde de marca específica pode não liberar substâncias tóxicas que prejudiquem o bebê como um balde comum. Principalmente se compararmos com esses baldes que encontramos em lojas populares que só de chegar perto já sentimos um cheiro fortíssimo do plástico. Evite os baldes comuns.

Facilitando a vida da mamãe - Quando discutimos a atenção humanizada, falamos em ter um olhar completo, em que a gestante é vista não somente como uma barriga, mas como um ser humano que carrega outro ser humano.

Para o parto é a mesma situação. O parto deve ser realizado da maneira mais natural possível, seja a hora que for, mesmo que aos fins de semana. Mas se as condições não permitirem, a solução é um parto cesárea.

E ao chegar com esse olhar completo aos bebês temos o tão conhecido  Método Mãe Canguru, passando pelo Sling (aquela “rede/tecido enrolado no corpo” onde passeamos com o bebê junto ao corpo) e chegamos ao banho de balde.

O banho de balde deve ser um momento de relaxamento, tanto que em muitos casos ele é chamado de ofurô do bebê, remetendo à ideia de momento de prazer, sem pressa.

Como dar banho no bebê dentro de um balde?

É simples, não dá. O conceito de banho de balde é apenas o do prazer, mas a limpeza propriamente dita deve ser do modo convencional, na banheira comum. Ou seja, você primeiro higieniza o bebê em um banho comum e depois o coloca no balde. Pronto, o bebê vai estar limpinho e depois vai dar aquela relaxada.

Como deve ser a água do balde?

A água deve ser limpa e aquecida na temperatura que não irá queimar o bebê, ou seja, entre 36º e 37º. Não é para pegar a água que usou na outra banheira e jogar no balde.

Já que o bebê fica encolhidinho e durinho no balde posso soltá-lo?

Nunca deixe o bebê solto no balde. Bastam alguns segundos de distração para que o bebê engula ou aspire água, correndo um risco de afogamento.

Posso colocar sais de banho na água ou algum outro produto?

Melhor não. Apenas a água na temperatura ideal é suficiente. Adicionar produtos na água poderá fazer com que ele fique com as vias respiratórias irritadas ou até desencadear processo alérgico, já que ele vai ficar muito próximo da solução e por muito tempo.

Quanto tempo posso deixar o bebê no balde?

Não há tempo rígido, mas um máximo de 20 minutos já está bom. Nesse tempo é possível até que ele tire um cochilo. Outro fator que deve determinar o fim do banho é a temperatura da água, se ela baixar muito e rápido, retire-o do banho, isso pode acontecer em dias frios. Em dias quentes a temperatura deverá baixar lentamente. No geral, se baixar de 30º é hora de acabar o banho.

O banho de balde pode aliviar a cólica nos bebês?

Em alguns casos sim. Experimente.

Dicas

Consulte o pediatra e obtenha mais dicas para oferecer um banho de balde bem relaxante e seguro para o seu bebê.

Faça a higienização do bebê (como limpar o bumbum sujo de cocô) antes de colocá-lo no balde.

O banho relaxa o bebê e pode fazê-lo dormir horas seguidas.

NUNCA deixe seu bebê solto no balde e sem a supervisão de um ADULTO.

publicidade
publicidade