Pesquisar

Banho de Balde para os pequeninos

O banho de balde pode acalmar o bebê recém-nascido, principalmente aqueles bebês que choram muito durante o banho na banheira comum.

publicidade

Muitos especialistas gostariam de saber por que os bebês choram tanto quando tomam banho, já que os pequeninos até pouco tempo viviam em um ambiente aquático dentro do útero. O ambiente do útero é tranquilo, aquoso e escuro. Uma forma bem simples pode reproduzir um pouco daquela fase aconchegante do bebê dentro da barriga: o banho de balde.

No balde, a criança fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero da mamãe. Perninhas e bracinhos encolhidos, mas presos, como numa banheira comum. A água permanece por mais tempo quentinha e o pequeno pode ficar submerso do pescoço para baixo. Assim, o bebê fica mais tranquilo e até dorme durante o banho.

O banho de balde é indicado para bebês que acabaram de sair da maternidade. São mais seguros principalmente quando os bebês começam a ficar em pé, tendo menor risco de escorregarem e se afogarem. As mamães podem continuar com o banho de balde do seu bebê até quando desejarem ou até a idade que for confortável para mãe e bebê.

Bebê no banho de balde - foto: Philip Lange?ShutterStock.com

Há algumas dúvidas sobre qual balde usar: balde comum ou um específico para o banho de bebês. Alguns acham que o específico é só um apelo à marca. Outros especialistas dizem que o balde específico para o banho de bebês tem uma segurança maior, pois não possuem fiapos de plásticos e vincos que podem cortar a pele do bebê, além disso possuem um melhor centro de gravidade que melhora a estabilidade do balde, evitando o tombamento e até o seu deslizamento no chão. Além disso, um balde de marca específica pode não liberar substâncias tóxicas que prejudiquem o bebê como um balde comum. Principalmente se compararmos com esses baldes que encontramos em lojas populares que só de chegar perto já sentimos um cheiro fortíssimo do plástico. Evite os baldes comuns.

Facilitando a vida da mamãe - Quando discutimos a atenção humanizada, falamos em ter um olhar completo, em que a gestante é vista não somente como uma barriga, mas como um ser humano que carrega outro ser humano.

Para o parto é a mesma situação. O parto deve ser realizado da maneira mais natural possível, seja a hora que for, mesmo que aos fins de semana. Se o bebê e as condições não permitirem, a solução um parto cesárea.

E ao chegar com esse olhar completo aos bebês temos o tão conhecido  Método Mãe Canguru, passando pelo Sling (aquela “rede” onde passeamos com o bebê junto ao corpo) e chegamos ao banho de balde.

Dicas

Consulte o pediatra e obtenha mais dicas para oferecer um banho de balde bem relaxante e seguro para o seu bebê.

Faça a higienização do bebê (como limpar o bumbum sujo de coco) antes de colocá-lo no balde.

O banho relaxa o bebê e pode fazê-lo dormir horas seguidas.

NUNCA deixe seu bebê solto no balde e sem a supervisão de um ADULTO.

publicidade
publicidade