Pesquisar

Banho a seco

O banho a "seco" é recomendados em alguns casos específicos.

publicidade

Alguns médicos recomendam, dependendo das condições do recém-nascido, que nos primeiros dias de vida, o bebê tome o banho a seco. Feito com lenços úmidos, é indicado para bebês de extremo baixo peso, os que necessitem de cuidados especiais ou aqueles que estejam instáveis.

Nesse procedimento, você deve começar a higiene pela cabeça do bebê, enquanto ele ainda está vestido. Para limpar a face, use apenas um algodão ou gaze embebida com água morna. Nessa hora, instintivamente, o recém-nascido deixa os olhinhos bem fechados e você poderá passar o algodão úmido por toda a pele, tirando a sujeira dos olhos. Para limpar o nariz, use um cotonete com água morna esterilizada e passe delicadamente nas bordas da narina (sem enfiar o cotonete no nariz).

O cabelo do recém-nascido pode acumular crostas que eventualmente ficam grudadas ao couro cabeludo depois do parto. Um pouquinho de óleo próprio para bebê pode ajudar na remoção dessas crostas (mas não force a remoção, apenas passe um algodão delicadamente). Para lavar a cabecinha, use sabão líquido neutro ou shampoo e enxague com pequenas porções de água morna inclinando a cabeça sobre uma bacia.

Somente depois de finalizar a limpeza da face e cabeça você deve passar para o corpinho. Não há necessidade de tirar toda a roupa de uma vez. Primeiro, tire apenas a parte de cima e, ainda com o algodão, limpe braços, peito, barriga e costas com sabão neutro e água morna.

Depois passe para parte de baixo. Tire a fralda da criança e faça a higiene da mesma forma. Lembre-se de passar o algodão úmido em todas as dobrinhas do bebê.

Limpando o bebê com toalha umedecida em água - foto: VoodooDot/ShutterStock.com

publicidade
publicidade