Atelier de arte para crianças

Atelier de arte para crianças

Professora | Gersony Silva
Duração | 4 encontros
Dias | 17,18,19, 20 de janeiro - segunda à quinta

Valor | R$ 320,00 – material incluso.
7 a 10 anos - 14h00 as 16h00
4 a 6 anos - 16h00 as 18h00

O objetivo do atelier de arte para crianças é estimular a percepção, observação, sensibilidade, criatividade e a expressão individual de cada um.

O estímulo para execução dos trabalhos será dado através de apreciação de obras de arte, de imagens, estórias, música e estímulos sensoriais. Esses deverão provocar questionamentos e reflexões sobre temas e os elementos visuais.

O exercício de percepção e leitura de imagens, sejam elas de obras de arte ou outras, educa o olhar e amplia o vocabulário visual, levando à compreensão, interpretação, formação de uma visão crítica e ressignificação individual do objeto, propiciando assim um trabalho criativo e autêntico.

Através da compreensão da vida do artista, da contextualização e conceito de sua obra, a criança poderá criar também a sua linguagem, desenvolvendo recursos expressivos, cognitivos, emocionais, simbólicos, perceptivos e criativos. Assim a criança construirá uma consciência crítica e estética que resultará numa maior liberdade de criação e um maior contato consigo mesmo e com o outro.

Para viabilizar o trabalho artístico após a sensibilização, serão ensinadas diversas técnicas de expressão com variados materiais e suportes, tais como: desenho; pintura; colagem; construção de objetos; assemblage; modelagem; dentre outras.

Essas técnicas aprendidas serão dirigidas de acordo com o artista trabalhado. O professor conversará sobre a natureza morta, os elementos da natureza, onde possa propor um desenho de observação de algumas flores, folhas ou frutos; desconstrução de forma partindo de observação somente de um detalhe do elemento observado, entrando aqui a apreciação da obra de Georgia O keef e Helen Frankenthaller, fazendo uma ponte com Monet última fase. Somente a partir daqui entra a técnica para viabilizar o trabalho de criação individual.

O processo, o caminho da execução dos trabalhos será enfatizado, sendo que o produto final será uma consequência.

Na finalização de cada proposta serão analisados e comentados todos os trabalhos, incluindo os dos artistas apreciados.

No acompanhamento e análise das obras de artistas contemporâneos, além de analisarmos seus elementos plásticos, estudaremos sua trajetória artística, assim como outros artistas e ou movimentos artísticos que os influenciaram, tais como o impressionismo, expressionismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, etc.

Entender a produção artística das pinturas, esculturas e instalações desses gênios da contemporaneidade significa compreender a poesia e a filosofia do que para alguns pode parecer “uma simples pincelada na superfície de uma tela”, mas que é produto de muito estudo, exercício, sensibilidade e pesquisa.

Serão fornecidos todos os materiais necessários.

Vagas limitadas - até 8 crianças por turma.

Gersony Silva é formada em Artes Plásticas pla Faculdade de Belas Artes de São Paulo, em Pedagogia pela PUC S.P., com Especialização em História da Arte e Arte-Educação pela E.C.A. USP, Especialização em Arteterapia pelo Sedes Sapientiae e em Arte Reabilitação pela AACD. Atuou como professora de Artes e História da Arte durante 20 anos em colégios, e como professora de História da arte contemporânea durante 10 anos para grupos. Segue com seu trabalho e pesquisa em Artes Plásticas com pinturas, objetos, instalações e performances.

Site: www.projetocultura.com.br


 

Esta página foi publicada em: 07/01/2011.

Verifique com o fabricante, fornecedor, revendedor ou prestador de serviços se os produtos ou serviços apresentados nesta página continuam sendo oferecidos na data de hoje e se as condições de comercialização, características e preços ainda estão vigentes.

Pesquise aqui
Depoimento