As posições para a gestante dormir

No geral, não há perigo em nenhuma posição, o importante é a gestante buscar a sua posição preferida e tentar, apesar do desconforto natural do final da gestação, ter uma boa noite de sono.

Normalmente, até o quinto mês de gestação, as mulheres não têm dificuldade em achar uma posição confortável para dormir. Com a barriga ainda pequena, até mesmo a posição de bruços é possível, sem nenhum risco de apertar o bebê ou causar desconforto.

O problema começa a aparecer depois do sexto mês de gestação, quando a barriga já está bem grandinha. Nessa fase, o mais indicado é dormir virada para o lado esquerdo, o lado do coração. Isso porque essa posição favorece a circulação sanguínea e, consequentemente, o sangue flui melhor pelo cordão umbilical, enviando mais oxigênio e nutrientes para o bebê.

Conforme a gravidez avança e o bebê cresce, a posição de barriga para cima pode ser muito desconfortável para a gestante. Com o peso do útero, a veia cava fica comprimida causando mal estar e falta de ar. Mas basta mudar de posição e esses sintomas desaparecem.

Mulher grávida dormindo deitada de lado - Monkey Business Images / ShutterStock

Dormir virada para o lado direito pode dificultar um pouco a circulação do sangue deixando o bebê mais agitado, mas não oferece nenhum risco, além do desconforto momentâneo. Se a gestante acordar no meio da noite e perceber que está de bruços (de barriga para baixo), apesar do tamanho da barriga, também não há com que se preocupar, pois o bebê está bem protegido dentro do útero. 

O final da gestação é marcado pelas constantes azias, falta de ar e congestão nasal. Para aliviar esses sintomas e ter uma noite de sono com mais conforto, uma boa dica é dormir ligeiramente sentada, usando muitos travesseiros para elevar a cabeça. Os travesseiros também podem ser um bom aliado para evitar dores nas costas. A dica é colocar um no meio das pernas ao deitar de lado, o que deixa a coluna mais reta. Também vale colocar um no meio da barriga, outro para abraçar. Teste diversos tamanhos e formatos e veja o que melhor se encaixa no seu corpo.

O importante é a gestante buscar a sua posição preferida e tentar, apesar do desconforto natural do final da gestação, ter uma boa noite de sono.

Paula R. F. Dabus

Comentários

Sil

Olá, estou com 28 semanas e o único problema q tenho é falta de ar mesmo, a insônia já tinha antes de engravidar. Minha posição preferida é a do lado direito, mas prefiro não arriscar. Minha pequena Isa parece q dorme junto comigo, so mexe de dia e se mexer à noite foi pq mudei de posição aí ela tenta se adaptar, a vizinha...

Keyze

Ola meninas,estou com 26 semanas de gestação,nossa agora passo as noite levanto a noite toda,a barriga ja incomoda bastante fico irritada com o cansaço noturno,mas basta minha princesa mexer que me acalmo e lembro que todo sacrifício e valido para que amamos!

Chai

oi tou com 32 semanas e quase nao durmo durante a noite pois tenhop varios desconfortos meus pes e minhas maos estao inchados de segunda pra ka tenho medo pois tive duas pre eclampsia o que devo fazer esperar essa semana ......

Guia do Bebê

Devido ao seu histórico, você deve procurar orientação com o médico que realiza seu pré-natal.

Lany

Olá!stou gravida pela primeira vez tudo é novo o qual stou com 6 meses de gestação minha bebe sta bem,mas tenho dificuldade para dormi o qual fico muito irritada,pois ñ tenho posição q fico confortavel.

Cida

estou com 34 semanas e sentindo bastante dificuldade,não pela falta de ar,mas pq bebe mexe bastante,o que é bom né,a espera do meu 1º filho.Durmo mais do lado esquerdo,masmudo a toda hora pq incomoda,dá caimbra no braço,enfim,me mexo o tempo todo.

Jéssicab

Olá!
Estou com 17 semanas e graças a Deus não tenho problema nenhum com posição para dormi, sempre tento dormi do lado esquerdo por ser a posição que dizem ser a melhor para o bebê, mas por costume acabo ficando de bruços ou de barriga pra cima.

Gilza

Olá!
Estou com 6 meses de gestação, entrando no sétimo, mas só consigo dormir de barriga para cima.
Existe riscos para o bebê?

Pesquise aqui
 
Depoimento