Pesquisar

Arrumando o armário

publicidade

Um armário infantil bem organizado facilita não só a vida da mãe como também ajuda a criança a cuidar das suas coisas com carinho.

A primeira regra para manter o armário organizado é se desfazer de todas as peças que não servem mais. E isso deve ser feito constantemente, já que os pequenos vão crescendo e perdem rapidamente as roupas. Se não tiver certeza do que cabe, peça para a criança experimentar.

Uma providencia que facilita muito o dia-a-dia é ter divisões no armário para separar peças para diferentes ocasiões: roupas para passear, ficar em casa e brincar. Para os mais crescidinhos, isso vai ajudar na hora de escolher que roupa usar.

Reserve também cada gaveta do armário para um grupo de roupas: pijamas, uniformes, camisetas, shorts, calças, moletons.

Para que os pequenos achem rápido o que precisam, identifique cada gaveta com um desenho ou ilustração e quando aprenderem a ler, troque os rótulos por palavras.

É importante que a criança consiga alcançar facilmente as peças que mais usa. Colocar camisetas de uso diário em prateleiras altas pode ser perigoso. Se resolverem “escalar” o armário, apoiando em gavetas e prateleiras, podem acabar caindo.

A solução é deixar as coisas mais requisitadas ao alcance de suas mãozinhas. Para isso, utilize as gavetas e prateleiras mais baixas. Deixe as altas para peças de pouco uso, como roupas que não estão sendo usadas na estação.

Instale também alguns ganchos baixos na porta do armário para pendurar mochilas, chapéus, acessórios esportivos e outras peças usadas diariamente.

Providencie caixas organizadoras ou cestas para guardar acessórios e peças pequenas. Eles servem para guardar objetos de um mesmo tipo como cintos, fivelas, bonés. Os melhores recipientes para o uso da criançada são os de plástico duro. Use caixas de diferentes cores para ajudar na identificação do conteúdo.

Os calçados devem ficar bem organizados. A sapateira precisa ser grande o suficiente para acomodar todos os pares. Separe os tênis, sandálias, chinelos, botas, sapatos de festa e ensine seu filho a manter os pares juntos.

publicidade
publicidade