Amamentando Gêmeos

Se amamentar um bebê pode ser complicado, dois então... Tenha calma, a natureza é sábia e se mandou dois bebês ao mesmo tempo, é porque a mamãe pode dar conta. Com jeitinho, tudo é possível.

A maioria das mães tem leite suficiente para amamentar dois bebês ao mesmo tempo. As dificuldades aparecem na hora de organizar a hora das mamadas e encontrar as posições corretas.

Se os gêmeos nascerem prematuros, a mamãe deve, com a ajuda dos profissionais de saúde, estimular a produção de leite, retirando o mesmo manualmente e oferecendo aos bebês enquanto estiverem na incubadora, para que eles recebam apenas o leite materno. No caso de apenas um dos bebês ficar na maternidade, alimente o outro nos dois seios e retire também manualmente o leite para o bebê que está internado.

Algumas mães de gêmeos concordam que o mais simples é amamentar os dois ao mesmo tempo, pois estimula a produção de leite e economiza tempo. Quando as crianças mamam ao mesmo tempo, a tendência é que tenham os mesmos horários para comer e dormir, facilitando a rotina da mãe.

Evite designar um seio para cada bebê. Ao contrário, troque o peito eventualmente a cada mamada, fazendo com que eles mamem dos dois lados.

O grande desafio é acomodar os bebês em uma posição confortável para mamar ao mesmo tempo, mas quem já amamentou gêmeos garante que é absolutamente possível. Um dos modos é colocar as crianças com os corpos e as pernas debaixo dos braços da mãe, na posição invertida. Almofadas e travesseiros ajudam bastante. No início amamentar os dois ao mesmo tempo pode deixar a mãe insegura, então o melhor é dar de amamentar um de cada vez, mas à medida que os bebês vão crescendo, fica mais fácil dar de mamar simultaneamente.

É sempre oportuno conversar com outras mães que amamentaram gêmeos e trocar experiências.

 

Paula R. F. Dabus

Pesquise aqui
Depoimento