Alimentos perecíveis na lancheira podem provocar intoxicação alimentar

Evitar frios, cozidos e sucos caseiros assegura a saúde das crianças, ensina o especialista em higiene dos alimentos Dr. Roberto Figueiredo

Com a volta às aulas, uma velha pergunta entra em cena: o que colocar na lancheira das crianças para que elas fiquem bem alimentadas e, ao mesmo tempo, não corram riscos de intoxicações alimentares? Segundo o especialista em higiene dos alimentos, biomédico Roberto Figueiredo – o Dr. Bactéria do programa Fantástico, os lanches preparados em casa sem os cuidados necessários podem ocasionar sintomas desagradáveis, como diarréia, vômito, febre e até paralisação respiratória, cardíaca e mental.

“O ideal é oferecer apenas produtos não-perecíveis, como frutas, biscoitos, legumes secos, pães e geléias”, explica. Os sanduíches devem ser preparados momentos antes da criança sair para a escola e somente com defumados, como salame e queijo provolone – que podem ser mantidos fora da geladeira. “Complementos como alface, catchup, mostarda e maionese comercial também estão liberados”, garante o biomédico.

As restrições estão nos frios, como presuntos e queijos em geral (inclusive requeijão), bolos recheados, ovos, carnes, aves, pescados e legumes cozidos. “Estes alimentos não podem ser mantidos fora de refrigeração por mais de duas horas e devem ficar abaixo de 7° C, o que é inviável em uma lancheira”, alerta Figueiredo. As mães devem, ainda, evitar os achocolatados e sucos caseiros, preferindo apenas os de embalagens tipo Pet.

Outro cuidado se refere à limpeza das frutas, já que a higienização inadequada pode provocar Hepatite A. “A dica é lavá-las com água corrente e utilizar uma escovinha para remover bactérias, vírus e resíduos de agrotóxicos. Além disso, não se deve usar sabão ou detergente e as frutas devem estar refrigeradas antes da lavagem”, completa o especialista.

Pode

Não Pode

Frutas

Ovos

Biscoitos

Carnes, aves e pescados

Pães

Requeijão

Geléias

Maionese ou molhos caseiros

Sanduíches com defumados (provolone e salame, por exemplo)

Lanches com queijos em geral e presunto

Legumes secos e alface

Legumes cozidos

Produtos não-perecíveis (como catchup, mostarda e maionese comercial)

Qualquer tipo de produto perecível

Achocolatados e sucos de embalagem tipo Pet

Sucos, vitaminas ou achocolatados caseiros

Bolos caseiros (como pão-de-ló ou industrializados sem recheio)

Bolos com cremes ou qualquer tipo de recheio


 

Pesquise aqui
 
Depoimento