Algumas brincadeiras para crianças a partir de 2 anos

Nessa fase a memória e a concentração estão mais apuradas 

Tratar o seu filho como se ainda fosse um neném de colo está um pouquinho fora de moda, não é? Afinal, ele está começando a ficar mais independente e também precisa se expressar através de atividades divertidas. 

Nesta fase, eles adoram mexer nos papéis. Coloridos ou não, separe alguns rascunhos e ofereça giz de cera e lápis de cor para as crianças rabiscarem. Por serem muito pequenos, apare as pontas e dê uma arredondada, evitando que eles se machuquem. Não deixe que o seu filho faça bolinhas ou use mais de um papel para pequenos rabiscos. Incentive-o a usar o mesmo papel, até que não sobre qualquer espaço. Afinal, ela precisa aprender desde cedo a preservar o meio ambiente. 

Se você tem boa memória, talvez lembre que adorava teatro de bonecos quando era pequena. Vá a bazares e compre alguns modelos ou abuse da sua criatividade e confeccione-os. Pode ser com uma meia velhinha e alguns penduricalhos para desenhar o rosto, por exemplo. E para deixar o espetáculo mais divertido, nada melhor do que se esconder atrás do sofá e interagir com o filhote através do novo personagem. 

Ela também pode dar o seu recado. Apesar de ainda não dominar o alfabeto, que tal uma mensagem endereçada a uma pessoa que ela gosta? Avise que ela terá que escrever uma cartinha para alguém. Peça para que ela faça um desenho e que fale o que ela gostaria de dizer para a pessoa. Ajude a criança e escreva a frase. Depois peça para que ela coloque dentro do envelope, da forma dela, mesmo. 

A memória e a capacidade de concentração aumentam neste período. Que tal um jogo da memória? Se quiser, você mesma pode fazer. Compre um adequado para a sua faixa etária, como por exemplo, daquele desenho que ela adora.

Lendo juntos. É possível? No caso, compre livrinhos indicados para as crianças que ainda não estão na pré-alfabetização. A maioria deles vem com as famosas figurinhas “abre-fecha”. A cada imagem que aparecer, explique o que são e para o que serve. Se forem animaizinhos, simbolize-o com sons. O “mu” da vaquinha, e o “cocoricó”, da galinha, entre outros. 

Aprender e se divertir ao mesmo tempo é bem gostoso. Vamos aplicar?

Marcelo Bragança

Pesquise aqui
Depoimento