Pesquisar

A música do seu bebê

Estímulo para as mães, os pais, parentes ou cuidadores criarem a "música individual" dos bebês do futuro

publicidade

Para compor/criar uma melodia para seu futuro (ou presente) bebê, você não precisa ter nenhum "dom"  musical – até porque isso não existe, Deus concede incessantemente a  todos os seres "humanos" que respiram na Terra a capacidade natural de se expressar por intermédio dessa Arte que já traz todos os seus elementos constitutivos, quais sejam: o ritmo, a melodia, a harmonia, o andamento, a métrica, a intensidade e os silêncios nas entranhas do corpo e na estrutura neuronal de suas (seus) filhas (os) - mas para facilitar e estimular o pontapé inicial adaptei da numerologia uma tabela e desenvolvi uma "Tabela Alfa Musical".

Bebê tocando piano - Foto: Anetlanda/Shutterstock.com

Vou citá-la já e dar um exemplo básico para deixar explícita e clara a sua utilização:

Tabela Alfa Musical
Tabela da relação das letras do alfabeto com sete das notas musicais, para facilitar e estimular a composição das melodias para os bebês do futuro.
SIMISOL
abcdefg
hijklmn
op
qrstu
vwxyz  

Exemplo básico da utilização da tabela alfa musical para a composição da melodia-bebê:

Nome: BRUNO MARTINS PEREIRA

Daí é só fazer a associação, assim:

BSI
R
USOL
NSOL 
O
M
A
T
ISI 
NSOL
SMI 
PSI
EMI
R
EMI
ISI
A

Então fica assim a sequência:

si – ré – sol – sol – la

fa – la – ré – fa – si – sol – mi

si – mi – ré – mi -si – ré – la

Aí está a sequência das notas musicais do nome do meu filho por exemplo – e "que exemplo" – agora, se você não sabe o que fazer com esses sons musicais, converse com alguém que conheça, em qualquer instrumento musical  [o mais universal por exemplo: a voz humana] que aplique o ritmo, a duração, o andamento, a métrica, a intensidade, os silêncios (pausas), e se vai ser tonal ou atonal também; e vá fazendo, paciente e amorosamente, tentativas até ficar satisfeita (o) com o resultado musical.

Se o (a)  "compositor (a)" tiver um pouco mais de habilidade e algum conhecimento básico de harmonia pode aplicá-la também.

Encontre agora alguém que aprendeu – acadêmica ou autodidaticamente – a escrever essa composição musical em uma pauta, só para registrar no papel o seu amor sonoro pelo seu bebê.

Como diz o camelô: "não requer prática nem habilidade, qualquer criança brinca e se diverte".

Ainda não aprendi a usar aqueles programas de informática para colocar nesta página a pauta relativa à associação alfa musical acima citada, mas, espero que esse detalhe não lhe dificulte a inspiração para criar uma composição, por mais básica que seja, e cante ou toque em qualquer instrumento musical, com regularidade e frequência para o bebê ouvir/escutar e, assim, ir memorizando aos pouquinhos e se relacionando afetivamente com o presente sonoro que ganhou de seus pais ou cuidadores.

Essa obra musical significará um referencial de conforto para sua (seu) filha (o), e para toda a vida dela (e)!

É uma "brincadeira" prazerosa onde você tem a chance de, pelo menos, expressar à futura criança seu amor sonoro musical.

Reafirmo, para finalizar este breve artigo: a música não é um privilégio concedido somente a algumas (uns) humanas (os) dotadas (os) de um "dom", não mesmo, qualquer um (a) de nós traz em si o talento de associar sons e criar música.

A música, como a conhecemos neste planeta, é a consoladora que o Criador (ou será Criadora?!), nos presenteou para suportarmos as provas e expiações inerentes a esta vida.

Deixe de lado minhas elocubrações filosóficas e de fé – para não criar uma barreira entre nossas convicções – o importante é utilizar a tabela acima e "mandar brasa" na composição.

"Todo mundo é musicista (músico) – até prova em contrário!"

Clique aqui e utilize o Gerador de Notas Musicais do Nome.

publicidade
publicidade