A avó também pode amamentar

A amamentação do netinho pode depender muito das atitudes da vovó

Ei, não vai saindo de fininho, não. Você, avó, tem sim um papel determinante na amamentação do seu neto. Duvida? Então vamos aos fatos já comprovados pela ciência. Pesquisadores observaram dois grupos de mães com recém-nascidos. No primeiro, as avós acreditavam na importância do leite materno e demonstravam isso com palavras e gestos. Também ofereciam apoio prático, ajuda nos afazeres da casa e nos cuidados com o bebê. No segundo grupo, as avós desconfiavam do valor nutricional do leite materno, falavam isso repetidas vezes e aconselhavam que fosse feita a complementação da alimentação do bebê com água, chás e outros leites. Se identificou com alguma das situações?

Resultados

O estudo não deixa dúvidas sobre o papel decisivo que as avós podem ter. No primeiro grupo, das que apoiaram, o sucesso da amamentação foi maior, especialmente o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses do bebê.

No segundo grupo, a quantidade de mães que interromperam a amamentação foi significativamente maior. Ou seja, a opinião das avós influenciou negativamente na produção do leite materno ou na adesão do bebê ao peito.

Vovó sentada ao lado da filha com sua netinha - foto: Kim M Smith/ShutterStock.com

Colo de vó não basta

Eu acho que a participação da vovó na vida de um neto é muito importante e deve ser estimulada. E a avó também é uma fonte inesgotável de carinho e de experiência para a nova mãe. Contudo, é fundamental que as avós estejam antenadas e atualizadas. Há muitas novidades nesse universo. Liberte-se dos antigos mitos e poupe sua filha e sua nora de terem que ouvir você falando sobre leite fraco, pouco leite ou da necessidade de dar água. Mesmo sem querer, você pode acabar atrapalhando a amamentação e, consequentemente, o desenvolvimento pleno do seu neto ou neta. Na medida do possível, o ideal é que as avós acompanhem o casal nos cursos de amamentação feitos durante a gestação. Assim, todos vão falar a mesma língua e se empenhar pelos mesmos objetivos. Além disso, você sempre pode cuidar da nova mãe, incentivá-la, mimá-la, buscar o filho mais velho na escola, colocar o lixo para fora e cuidar do bebê para que ela possa tomar um banho relaxante sozinha. Você não pode dar o peito a seu neto, mas pode amamentar a filha e a nora de amor, para que ela possa ter muito e muito leite!

Quer saber mais sobre este assunto? Acesse os links:

www.ufpe.br/ppgenfermagem/images/barbara.pdf

www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89102005000200001&script=sci_arttext

Avatar photo
Dra. Luciana Herrero

Médica especializada em pediatria Dra. Luciana Herrero Médica Pediatra – CRM/SP: 137.701 – RQE: 32267 Consultora Internacional de Amam...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário