Pesquisar

40 Semanas de Gravidez

Do 274º dia ao 280º dia de gravidez

publicidade

Minha Gravidez Semana a Semana

A medida do bebê deverá estar próxima de 51 cm da cabeça aos pés. Seu peso deve estar em torno de 3.500 g. É claro que essas medidas poderão variar de bebê para bebê, pois não estamos falando de "algo" que se produz em série, mas de uma vida, de um indivíduo que terá seu próprio jeito de ser e suas próprias características físicas e psíquicas que o distinguirão dos outros seres humanos.

O espaço do bebê dentro do útero é quase nenhum, por isso se movimenta pouco. Ele está todo coberto pelo vérnix, que, como já comentamos, é uma substância esbranquiçada.

O dia do nascimento deve estar programado para essa semana, mas é normal que se prolongue por até mais duas. Se a gestação se prolongar, deve ser acompanhada de perto pelo seu médico.

Se a bolsa de água romper, não se desespere. Depois da bolsa rompida, as contrações podem demorar a aparecer. Ligue para seu médico, que te orientará o que fazer.

Caso as contrações comecem, avise seu médico.

Amamentação

Não deixe de amamentar seu bebê, somente em casos que seja contra-indicado, como mães com HIV positivo, vírus da hepatite ou em tratamento quimioterápico.

O leite materno previne doenças e alergias, além de desenvolver a musculatura oral da criança, importante na mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala.

Caso não tenha outra orientação médica, o leite materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade.

Procure sempre um lugar tranquilo e confortável para amamentar e beneficiar o seu vínculo afetivo com o bebê.

E não esqueça do seu marido, chame-o para participar de todos os seus momentos e do bebê de vocês.

Pré-termo, termo e pós-termo

Uma gestação que se encerre antes da 37ª semana é chamada de gestação pré-termo.

Gestação termo é aquela que dura entre a 37ª semana e a 42ª semana incompleta.

Já a gestação que tem duração de 42 semanas ou mais é conhecida como pós-termo.

O fim para um começo

Aqui termina a Gravidez Semana a Semana do Guia do Bebê, mas isso não quer dizer que sua gravidez não possa ir além. Por motivos diversos uma gravidez pode ir além das 40 semanas sem qualquer tipo de risco para a gestante ou para o bebê.

E o fim da gravidez representa o início de uma nova jornada de descobertas, aprendizado e alegrias. Também é o começo de uma nova vida que precisará de todo seu carinho. Durante os primeiros 2 anos de vida do bebê dê toda a atenção e ofereça todos os cuidados, incluindo os médicos sem esquecer das vacinas e cuide para que a alimentação dele seja a correta de acordo com a idade.

Desejamos às mamães e aos papais uma jornada repleta de felicidades ainda que alguns desafios sejam grandes e em alguns casos pareçam intransponíveis. Nesses momentos olhem para o seu bebê, pegue-o no colo e sentirão a felicidade nele.

Semana 40 de gravidez (DUM) - Guia do Bebê

Mulher grávida com a posição do útero e o feto - 40 semanas - foto: Sebastian Kaulitzki/ShutterStock.com

publicidade
publicidade