Pesquisar

16 Semanas de Gravidez

Do 106º dia ao 112º dia de gravidez

publicidade

Minha Gravidez Semana a Semana

Nesta semana o comprimento do bebê deverá estar próximo de 18 cm e o peso próximo de 80 g.

As pernas estão mais longas que os braços. O bebê já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Que bonitinho!

Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.

Os seios estão mais sensíveis e o útero pode ser sentido abaixo do umbigo.

Nessa fase, os médicos podem pedir alguns exames de nomes estranhos como alfa-fetoproteína, que serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida, e a amniocentese, feito com a coleta do líquido amniótico para verificar a existência de algumas doenças genéticas, a maturidade pulmonar, a idade e o sexo do bebê.

Cuidados com os seios

Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes são indicados.

Não precisa preparar os mamilos para a amamentação como se imagina. Quando o bebê nascer você receberá orientações de como amamentar seu bebê. Se preocupe em obter informações sobre posicionamento e a importância de se amamentar. A dor na hora de amamentar, que algumas mães reclamam, está relacionada à maneira errada como a boca do bebê se posiciona no seio da mãe.

Semana 16 de gravidez (DUM) - Guia do Bebê

Mulher grávida com a posição do útero e o feto - 16 semanas - foto: Sebastian Kaulitzki/ShutterStock.com

Gravidez Semana a Semana
Cadastre-se e receba toda semana em seu email

publicidade
publicidade